6 de outubro de 2015

Manifestação pela Paz em Dores de Guanhães

SOMOS DA PAZ

            A comunidade paroquial de Nossa Senhora das Dores, em Dores de Guanhães - MG, atendendo a solicitação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou uma manifestação pela paz neste domingo dia 04/10 (dia de São Francisco de Assis, o profeta da paz). Foi um momento importante para nossa comunidade: refletimos sobre a cultura de não paz que impera em nossa sociedade brasileira e com essa caminhada em prol da paz demonstramos que queremos dar um basta nisso e que nos comprometemos com a paz. Que queremos construir uma cultura de paz em nossa cidade, em nossa paróquia.
            Na abertura da celebração eucarística, que aconteceu no estádio municipal, como ato penitencial, queimamos um coração que estava cheio de sentimentos ruins que são flores, e ao mesmo tempo frutos, da cultura de não paz, e trouxemos para a caminhada vários corações que traziam mensagens  positivas, e bons sentimentos que constroem a cultura de paz. Soltamos uma pomba branca, símbolo da paz, como se fosse o nosso grito de paz que está entalado em nossas gargantas... em seguida fomos em caminhada para a igreja matriz onde continuamos a celebração eucarística a partir do hino do Glória. Todos estavam de branco demonstrando que de fato nossa paróquia está "vestindo a camisa da paz".
            Durante a celebração ficou evidente como a família, célula  primaz de toda a sociedade, pode ser uma grande propulsora da paz.
            A liturgia da celebração foi organizada pelos catequizandos de crisma e primeira eucaristia que montaram um lindo coral nos ajudando a rezar através do canto.
            Obrigado a toda comunidade que se envolveu, e fez dessa caminhada uma oportunidade de revigorar a nossa fé e manifestar o nosso comprometimento com a paz.
Viva São Francisco de Assis!!


Equipe de comunicação da Paróquia  Nossa Senhora das Dores de Dores de Guanhães





















Caminhada da Paz em Carmésia

"Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho"

            Embalados pelo tema do ano da paz, Somos da paz, é que a comunidade Nossa Senhora do Carmo, em Carmésia/MG, realizou, na tarde deste domingo 04 de outubro, uma caminhada pela paz. Atendendo ao pedido da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de organizar algum tipo de manifestação pela paz no dia do São Francisco de Assis, o profeta da paz, é que os fiéis se reuniram em frente a imagem do Cristo Redentor que há na cidade e foram em caminhada com cartazes, músicas e muito alegria  em direção a igreja, manifestando o desejo de paz que há e seus corações seja constante em suas vidas, pois toda a comunidade se compromete em ser uma comunidade a cultivar a cultura de paz.
            Após a caminhada, durante a missa, foi destacado que o Sonho de Deus é ter um mundo em paz e que a instituição familiar proposta pelo próprio Deus no livro do Genesis (liturgia do dia), é o primeiro "organismo" para que a proposta da paz que vem de Deus possa ser concretizada, e assim o mundo possa ser um verdadeiro paraíso.
            Nessa oportunidade houve a retomada dos trabalhos catequéticos em nossa comunidade. Desde o início do ano eles estavam parados para que os catequistas tivessem a oportunidade de se capacitarem melhor e aperfeiçoassem os seus métodos e conhecimentos. Houve o envio dos catequistas e dos catequizandos. Toda a comunidade rezou, pedindo a Deus pelos bons frutos do empenho dos catequistas e catequizandos. Ao final do envio o padre distribuiu um pouco de sal e uma vela aos catequistas simbolizando que eles serão "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5, 13-14) na comunidade.
            A caminhada foi construída por todos, mas com um apoio muito grande do grupo de jovens e dos crismandos. Já a liturgia da missa foi preparada com muito carinho pelos catequizando que se preparam para receber o sacramento da eucaristia juntamente com os catequistas.
            Foi uma oportunidade ímpar para que a catequese fosse reiniciada com todo o vigor juvenil e com toda alegria das crianças.
Agradecemos ao Pe. Osmar pela capacitação aos catequistas, aos catequistas pela disponibilidade e dedicação com a catequese, aos catequizandos e suas famílias por aderirem ao projeto catequético paroquial, aos jovens pelo empenho e organização da caminhada e a toda a comunidade que compareceu para esse ato de fé, demonstrando que de fato todos SOMOS DA PAZ.


Equipe de comunicação da Comunidade Nossa Senhora do Carmo de Carmésia






















4 de outubro de 2015

Missa com as crianças - 27º Domingo Comum.



A criança é uma promessa de crescimento assim como o Reino acontece no nosso coração! A criança recebe o reino com simplicidade e amor para que Ele cresça em seu coração. E ao crescer, dará muitos frutos. Estamos entrando no mês das missões, vamos assumir o compromisso com Jesus de espalhar este ensinamento: Precisamos ter o coração semelhante ao das crianças, para recebermos o reino de Deus!! Que o Espírito Santo nos fortaleça a espalhar essa verdade!
















































































Fotos e postagem de Josemar Morais e Mariza Silva.
Sejam bem -vindos,  ao nosso CATECOM!
Já éramos parceiros, agora mais ainda! Que Deus abençoe vocês sempre mais!