19 de outubro de 2012

Para refletir!


Frases que bloqueiam o bom planejamento da catequese

Tem muita gente que sonha alto na catequese. Que bom! Pessoas que não querem ficar no marasmo de sempre e não se contentam com a mesmice. Em nosso meio há muitos catequistas entusiasmados com a missão que lhes foi confiada. Porém, existem aqueles que desistem facilmente. Acham-se sem condições, sem tempo, limitados, despreparados. Ficam com medo de saber até onde podem chegar como catequistas.
O medo nos paralisa e atrofia, nos impede de sonhar mais alto, de mudar o mundo, atingir as pessoas com o projeto de Deus. O medo é um câncer para a catequese. É ele que nos impede de prosseguir, de alcançar voos mais altos, de lutar por encontros melhores, de entusiasmar jovens, crianças, adultos, pais, padrinhos e até mesmo outros catequistas que conosco caminham.
O medo, quando ataca, vem com tudo, paralisa sonhos, fragiliza ações, desvia caminhos.
Precisamos enfrentá-lo com toda a fé e força. A oração é um antídoto precioso contra este sentimento terrível que é o medo.
Estamos em fase de relatórios e planejamentos para a catequese em 2013. Acontecem em nossa diocese de Guanhães encontros, reuniões de formação, aprendizado de técnicas, dinâmicas e até mesmo a busca de conteúdos para os encontros semanais.
Sempre surgem ideias diferentes nestas reuniões. Alguém sempre diz “Por que a gente não faz diferente desta vez?”. O entusiasmo está presente, é fácil notar isso. Nós, catequistas, estamos dispostos a mudar, a crescer, tornar a catequese algo que realmente toque e indique o projeto de Deus. Mas, o “maldito” medo, busca outros sentimentos para reinar nas ideias de muitos catequistas e coordenadores.
Resolvi separar algumas outras frases, que no meu entendimento, atrapalham um bom planejamento na catequese impedindo que diversos grupos de catequistas pelo menos tentem fazer coisas diferentes, saindo da mesmice e do marasmo. São elas:
·         Que ridículo!
·         Não temos tempo.
·         Em time que está ganhando não se mexe.
·         Está bom assim. Por que mudar se está funcionando bem?
·         Ninguém vai participar. É melhor nem fazer.
·         Nunca fizemos isso antes. Não vai funcionar.
·         Não estamos preparados para isso.
·         Isso é problema deles, não nosso.
·         Vamos pôr os pés no chão.
·         O padre não concorda com isso.
·         Já tentamos assim.
·         Alguém já tentou antes?
·         Os pais não querem nada com nada. Não adianta convidá-los.
O medo não pode ser o maior sentimento entre nós, lideranças pastorais, catequistas e coordenadores. Quem sabe você arrisca a enfrentá-lo? Quem sabe você tenta fazer coisas diferentes? Quem sabe você partilha com os demais os seus sonhos, projetos e desejos para a catequese?
Se eu disser “Eu posso, eu quero, eu vou conseguir” e acreditar nisso, o universo conspira a meu favor. Mas por favor, não desista antes de pelo menos tentar.
“Eu posso, eu quero, eu vou conseguir.” E você conseguirá.
Roberto Magno
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré
Joanésia-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário